Folha da Bahia - 05 de junho de 2008

Jussara na Polônia


A cantora baiana Jussara Silveira inicia hoje uma inusitada turnê para a temporada, em Porto alegre, que é a Viagem de Verão. A artista, na verdade, nasceu em Nanuque, Minas Gerais, mas isso pouco importa porque a cidade fica ali pertinho, na fronteira. E também porque a carreira dela começou mesmo foi em Salvador, enfrentando de peito aberto a então ditadura do axé, que dominava o canto da cidade.

Dizem que Jussara só não é tão popular quanto Gal Costa e Daniela Mercury porque ela mesmo não quer. Só canta o que gosta e delira quando está rodeada por uma platéia totalmente cool. Neste novo show canta canções e versões do austríaco Frans Schubert, do baiano Dorival Caymmi e de outros gênios musicais, junto com os músicos André Mehmari e Arthur Nestrovski.

Depois de Porto Alegre já tem agendado um interessante bordejo na Europa, com apresentação em Wroclaw, na Polônia, dia 17 de julho, num show com José Miguel Wisnik para abertura do Festival de Cinema Brasileiro, dentro do Era New Horizons Film Festival. Em outubro, de volta ao Brasil, faz um concerto no Rio de Janeiro, com Zé Miguel e Arthur Nestrovski, na Sala Cecília Meireles. Desta vez canta canções dos séculos XIX, XX e XXI.