Jornal Hoje em Dia (05 de maio de 2008)

Compositores
Letrista e músico em parceria afinada

Caderno Cultura
Crítico: César Macedo





O letrista Paulinho Lima e o pianista e compositor Guilherme Vergueiro já emplacaram várias músicas nas vozes de artistas do primeiro time da MPB. Colegas de longa data, há mais de uma década eles compões juntos. Recentemente, lançaram um CD apropriadamente chamado Parceria (gravadora Lua Music), com a participação de um time respeitável de intérpretes.

O repertório é formado, basicamente, por samba, ou melhor, samba-canção. E tem muita coisa boa reunida nas 12 faixas do álbum, que faz uma mescla de nomes da nova geração – como Luiza Possi e Preta Gil – e veteranos do porte de Miltinho e Pery Ribeiro.

A mistura ficou interessante e o resultado é um disco equilibrado, de bom gosto, com ótimos arranjos assinados pelo próprio Guilherme Vergueiro. E tem uma vantagem extra, que é a de apresentar um repertório pouco conhecido, permitindo que as (boas) surpresas se sucedam em quantidade mais do que razoável.

Sambistas vocacionais, Alcione e Pery Ribeiro estão muito à vontade nas gravações de Não Vou Reclamar e Beira de Rio, respectivamente. Para Miltinho, que completou 80 anos em 2008, a dupla fez uma música especial, Pijama Nem Pensar, tema que manda a preguiça e a aposentadoria para bem longe (“A idade só me fez ficar melhor/ envelhecer é coisa natural/ mas pijama nem pensar”).

Luiza Possi, filha de Zizi Possi, acerta o tom da triste e bela Com Lágrimas na Voz, com uma inflexão emocionada, sem afetação. A mineira Jussara Silveira também responde por outro ponto alto do CD, a abolerada Foi por Você, que fala do fim de uma relação (Nada restou, saudade/ nada sobrou, amizade/ nada ficou, nem mágoa”).

Outra letra que aborda um caso de amor em fase terminal, Assim Não Dá, tem uma pegada mais “malandra” e cheia de suingue, que ficou muito apropriada na leitura de Jards Macalé.

Ney Matogrosso, Certeza de Nada, Cris Delanno e Nico Rezende, Tanta Luz, Preta Gil, Você é Minha Vida, Emilio Santiago e Sanny Alves, Hora de Pagar, Luce, Love Moderno, Leila Pinheiro e Sérgio Santos, Eu Amo o Rio de Janeiro completam o elenco de intérpretes do disco, que registra bons momentos de uma fecunda parceria.