Folha Ilustrada (17 de agosto de 2000)

Baianas são anfitriãs em shows inéditos

Apresentações de hoje até segunda, em Salvador, reúnem variadas vozes de cantoras da música popular brasileira

MARINA MONZILLO

Além de Maria Bethânia e de suas afilhadas, o Caixa Acústica - Mulheres juntará Nana Caymmi, Adriana Calcanhotto e Noeme Bastos, amanhã; Simone e a banda Penélope, no sábado; Margareth Menezes, Daúde, Cássia Eller e Sandra de Sá, no domingo.

Na segunda, o encerramento ficará por conta do xibom bombom da banda As Meninas. Dessa apresentação, 80% dos ingressos serão distribuídos em orfanatos de Salvador. Todos os shows vão acontecer na Concha Acústica do teatro Castro Alves, às 18h30. As baianas Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone e Margareth Menezes serão as anfitriãs de cada noite.

A ausência de Gal Costa, indiscutível estrela baiana, é notável entre as vozes que vão ressoar no Caixa Acústica - Mulheres. Segundo a organizadora do projeto, Maria Luísa Jucá, as apresentações se repetirão no Rio de Janeiro, no teatro João Caetano, em novembro. São Paulo e Brasília também devem receber as cantoras durante o próximo verão.

Esta é a segunda edição do evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Em 98, artistas como Ed Motta, João Bosco, Zélia Duncan e Elba Ramalho fizeram apresentações tanto no Rio como em São Paulo, com ingressos a preços considerados mais em conta para o público em geral.

Bethânia foi uma das convidadas, abrindo a primeira noite no Sesc Pompéia.

"Ela é a madrinha do projeto desde aquela ocasião, pois foi a primeira artista que se envolveu nele, abrindo frente para os outros participarem", conta Maria Luísa, que, além de estar organizando o evento, é empresária da cantora.

Maria Bethânia conta que só conseguiu fazer sua primeira temporada nessas circunstâncias em 97: "Foi com o show "Imitação da Vida", que ficou em cartaz por um mês no teatro Carlos Gomes, no Rio".

Além de pretender atrair a grande população para os shows, o projeto terá um caráter beneficente: 15% da renda líquida da bilheteria serão doados para instituições da Bahia.