A Tarde - Caderno 2 (19 de agosto de 2000)

O dom de (en) cantar

Marilda Ferri

Maravilhoso, o show de abertura do projeto Caixa Acústica. Bethânia, madrinha do projeto e mestre-de-cerimônias da noite, recebeu, vestida de branco e descalça, suas quatro convidadas. Alcione, a primeira a ser chamada ao palco, abriu o vozeirão e arrasou, em um dueto com Bethânia. Quando a Concha parecia estar em estado de graça, abençoada pelas vozes das duas, que alternavam solos e interpretações conjuntas, entraram em cena Vânia Abreu, Jussara Silveira e Belô Velloso. O palco ficou pequeno para tanta emoção.

Foi, também, noite de muita descontração. Bethânia estava segura, tranqüila. Na parceria com Vânia Abreu, esqueceu um trecho da música, sendo rapidamente auxiliada pela jovem cantora. "Eu errei e ela me corrigiu", assumiu. A platéia vibrou. Jussara Silveira fez jus à fama de diva. Arrasou, nos duetos com a madrinha do projeto e nas músicas que cantou sozinha. Belô Velloso foi a última a ser chamada ao palco.

Quando tudo parecia já ter acontecido, com as cinco no palco, Bethânia entoou uma canção, como se estivesse reverenciando os deuses, e Alcione, respondendo ao chamado, interpretou uma canção do Maranhão, recheada de expressões indígenas. Em transe coletivo, a platéia entoou É d’Oxum. No bis, uma saudação à vida, com a bela canção de Gonzaguinha (O Que É o Que É). Demais!