JUSSARA SILVEIRA






              DISCOGRAFIA OFICIAL

                        CD Flor Bailarina



O CD "Flor Bailarina", lançado em 2012 no Brasil é o sétimo trabalho da intérprete Jussara Silveira, acompanhada de dois dos mais extraordinários músicos brasileiros - Sacha Amback e Marcelo Costa. Apaixonada pela música angolana, neste álbum, Jussara traz canções de grandes compositores de Angola, como Teta Lando, Paulo Flores, Carlitos Vieira Dias e Ruy Mingas, entre outros. Flor Bailarina – como a welwítschia só encontrada no deserto angolano - é uma homenagem à Angola e aos homens e mulheres que fizeram da música a sua forma de resistir e de se expressar na vida. Edição comemorativa dos 15 anos da MLink.

Projeto gráfico e ilustração: Jean Vasconcelos.



Lá e cá. A Bahia me trouxe a Angola. Mesmo antes de eu pisar cá, já trazia um amor concebido no imaginário africano de Salvador, que tantas vezes compartilhei com Jussara em nossas conversas. Agora que entramos no nosso décimo quinto ano em Angola, as nossas vidas já não podem ser contadas sem esta querida Nação que nos acolheu de maneira tão carinhosa. Ao longo desses anos, foram muitas idas e vindas tentando fazer chegar ao Brasil uma pequena parte da riqueza cultural angolana e tentando trazer pra cá pessoas que pudessem compartilhar as técnicas aprendidas e desenvolvidas no Brasil.

Por cá passaram grandes músicos para se apresentarem ou para participarem de discos e shows dos músicos da terra. Jussara sempre foi uma das maiores entusiastas desse intercâmbio, gravou músicas e clips que entraram para o programa Nação Coragem, participou do show e cd ao vivo dos Irmãos Almeida, esteve algumas vezes aqui a se apresentar e trocar experiências.

Atualmente Jussara está a lançar e divulgar seu novo disco no Brasil, um disco e show feitos de maneira muito simples, contando com o talento de dois dos mais extraordinários músicos brasileiros que são Sacha Amback e Marcelo Costa. Depois de ouvir esse cd, eu a provoquei e pedi que pensasse num cd feito com a mesma formação, que homenageasse a música do país. Apaixonada pela música angolana ela não hesitou. Flor Bailarina, como uma welwitschia que acostumei a ver pelas minhas viagens ao Namibe. Aí está o disco. Não, aí está esta justa homenagem aos homens e mulheres que fizeram da música a sua forma de resistir e se expressar na vida.

Viva a Bahia! Viva Angola! Ago!

Sérgio Guerra






Copyright 2000 ® JUSSARA SILVEIRA & BMGV
Textos e Imagens © Todos os direitos reservados.